terça-feira, 17 de julho de 2007

Ciber o quê?!


Como esclereceu minha professora Maria Helena Bonilla, nós estamos na era da WEB 2!!! E eu que ainda me pergunto o que é a era WEB1?!! Quando foi que ela começou? Quando terminou? Onde entrou na minha vida e o que modificou nela?

Para algumas perguntas eu ainda busco respostas e para outras já encontrei várias.

Fat é que essa nova era de Cybers ou Ciber (na nossa tradição tupiniquim) vem cheia de características próprias e únicas que só pertencem a ela. E isso é CIBERCULTURA!!!

A melhor definição de cultura que eu já ouvi foi do Prof. Oscar de que cultura é tudo aquilo que nos cerca, desde o acarajé com Coca-cola até nossas fitinhas do Senhor do Bonfim, em se tratando da Bahia. Ou do culto às vacas naÍndia. Ou da prática do pompoarismo nos países orientais. Ou da visão de morte no texto asteca que segue:" Nos olhos e nariz, o médico reconhecerá se o paciente vai morrer ou sarar... Um dos indícios é a fuliginosidade no centro dos olhos... depois a cegueira dos olhos... o afinamento do nariz... como também o constante ranger dos dentes... e por fim o balbuciar de palavras desconexas... Pode-se esfregar o peito com a madeira de pinheiro esmagada na água, ou puncionar a pele com um osso de lobo, de águia ou de puma... Se nada disso ajudar, então a fatalidade será inevitável - a morte virá fazer sua colheita."

E o que dizer, que exemplos dar de uma cultura que determina um mundo dito virtual?...

Discutindo isso com colegas cheguei a conclusão de que em qualquer sociedade haverá um comportamento cultural particular, e pude clarear minha mente e perceber que eu mesma já tenho costumes de cibercultura, já que navego num ciberespaço e participo de uma ciência dita cibernética...

Ao escrever esse texto já extou exercendo um ato inerente a tal cultura. Pra não falar das amizades virtuais com pessoas que eu nunca encontrei, das correspondências eletrônicas trocadas instantaneamente pelo computador com pessoas que estão num fuso horário completamente diferendte do meu, das solicitações de produtos nos sites de compras e de conveniência de recebê-los em minha casa, das pesquisas feitas agora em sites de busca ao invés de folhear a Enciclopédia Barsa (que aliás me foi oferecida em sua versão eletrônica contendo 12
DVD´s)...
Se eu for começar a exemplificar a cibercultura eu não vou acabar nunca pois umas das suas características é justamente a constante transformação e o surgimento de novas definições e exemplos, pois a mudança tecnológica é incrivelmente veloz.
O que me resta concluir é que eu também faço parte desta cultura e deste mundo que a cada dia invade mais as nossas casas e nossas vidas e que eu devo me esforçar pra acompanhar todas essas mudanças pois é impossível permanecer alheio a tudo o que está acontecendo agora e ao que está por vir.
Quem sabe os nossos cineastas não foram um pouco profetas quando imaginaram carros voando e ciborgues? E se eles surgirem que estejamos preparados para sua tecnologia...

2 comentários:

AMANDA disse...

Belo texto Sheu!!! Comungo também dessa sua inquietude frente a web 2. De certo somos a tradução da ciber, espacialmente agora blogueiras!!!! Tenho lido suas produções, gosto dos seus textos. Continue compartilhando... AHHHHH!!!!Sinta-se lembrada pelo dia do amigo, obrigada por existir na minha vida!!!bjocas

Fabiana Gomes disse...

Sheila,
A cada dia estamos nos deparamos a novos desafios e as novas descobertas que quebram a nossa rotina e nos possibilita crescer no conhecimento e no desejo de descobrí-los e reconstruí-los.Conto contigo para continuarmos o nosso percurso a caminho do conhecimento.
Beijos!!!!!!!