sexta-feira, 13 de julho de 2007

O mundo gira!!


Desde pequena sempre ouvi: o mundo dá voltas! E como dá! O mundo gira desde o Big Bang e a cada volta está diferente, não é mais o mesmo mundo de antes.
Transformação é o que rege o mundo, as sociedades, as relações sociais e ambientais, a natureza, as ciências... Esta transformação é que permite a constante evolução humana.
Conectar ciência, tecnologia, educação e sociedade é lembrar que todas estão em processos constantes de mudança que levarão a novas definições e conceitos aplicados a todas essas áreas.
De acordo com a época e as necessidades humanas e sociais a ciência, a tecnologia e a educação eram moldadas e vivenciadas pelas pessoas que nela viviam.
As necessidades mudam, porque também se transformam, e junto com a mudança surgem novos questionamentos, novas perspectivas, novas visões que já não se aplicam às condições anteriores.
À medida que as sociedades se deparam com mudanças que envolvem não só indivíduos, mas também natureza, espaço físico, conhecimento técnico e cultural é natural que venham avanços tecnológicos e científicos que permitam uma melhor compreensão dessa nova realidade que se apresenta.
As transformações inclusive são realizadas no intuito da facilitação do entendimento dessas modificações. Como exemplo podemos tomar o surgimento da internet, que veio junto com a necessidade de conexão imediata entre partes diferentes do mundo, visando o intercâmbio de informações e a construção de conhecimento, processos cada vez mais buscados pelas pessoas.
As transformações organizacionais e relacionais da sociedade infuenciam diretamente as mudanças tecnológicas e científicas, e como tais mudanças são constantes é esperado que tanto tecnologia como ciência passem por importantes alterações. Isso não implica, contudo, em rejeitar e negar todas as transformações anteriores, que foram importantes e determinantes na ocasião em que surgiram, mas usá-las para aprimorar e alicerçar os novos conceitos que estão sendo contruídos.
É impossível falar em tecnologia sem ter em mente as transformações sociais que provocam e favorecem seu desenvolvimento, bem como não se pode analisar a sociedade sem considerar as transformações tecnológicas que ocorrem dentro dela nem de vê-la como uma entidade abstrata estática composta unicamente por indivíduos. Devemos considerar que tais indivíduos relacionam-se entre si, com o meio ambiente, com regras sociais, com entidades religiosas, educacionais e políticas e que dessas relações podem estabelecer mudanças e transformações que sempre estarão ocorrendo num propósito socialmente evolutivo de acordo com as necessidades da época.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog está bem organizado, vc consegue discorrer sobre a importância do avanço tecnológico de forma livre sem muita preocupação com terminologias academicistas, isso é muito bom.
vanderly Vitoriano

Um eterno estudante... disse...

Vc colocou muito bem esse movimento da humanidade, dos avanços tecnológicos, da relação da sociedade com esse movimento.
kisses

Rita Dultra disse...

Sheyla,

Os textos colocados no seu Blog estão com bastante clareza, criatividade, reflexões maduras e contextualizados com bastante propriedade.
Grata pelas contribuições na minha/nossa caminhada.
Rita Dultra

AMANDA disse...

olá bela amiga, vc fala de mim mas tb tem uma escrita muito coerente e bem organizada. gosto muito da maneira como relaciona os saberes teóricos com as suas experiencia prática, isso é a práxis de Paulo Freire! Parabéns pelo blog, deepois passo aki de novo e discutimos mais... te adoro!