sexta-feira, 13 de julho de 2007

Cada manhã um recomeço...




Após ler o belíssimo texto da Prof. Bonilla pude recenhecer a necessidade da inovação tecnológica diante da transformação das fronteiras mundiais. Aliás que fronteiras? Elas desapareceram e mativeram-se apenas cartográficas quando nos foi dada a oportunidade de nos conectarmos com qualquer parte do mundo a qualquer momento através de um computador, que, como disse a Prof., deixou de ser uma ferramenta para ser um meio de transformação de linguagens, ritmos e meios de comunicação.

E são inúmeros os benefícios dessa tecnologia!! Hoje nos é permitido conversar, ver, escrever, assistir a conferências, conhecer, participar de diferentes eventos em qualquer parte do mundo, usar a tecnologia a favor da difusão de conhecimentos... Isso é maravilhoso!!

Poder permitir que a escola vá além das paredes sem sair da sala de aula é lidar com um processo cada vez mais real: a globalização educacional!! Permitir compartilhar de outras propostas pedagógicas e poder aplicá-las na realidade social atual certamente irá promover um enriquecimento educacional, que será refletido na formação de cidadãos do mundo, mais conscientes e participativos.

É permitir que desconhecidos nos favoreçam com seus saberes e compartilhar nossos próprios com pessoas que provavelmente nunca encontraremos pessoalmente. Há alguns anos atrás pessoas diriam que isso seria impossível! Mas a possibilidade deixou de ser idéia e tornou-se prática, bastante real e viável!

À medida que me habituo com novas teclas e funções do computador percebo que tenho nele um aliado na difusão e aquisição de aprendizado. É um pouco complicado, devo confessar, mas bastante fascinante e curioso. Agora aguardarei a repercussão desta minha nova investida e espero que seja bem sucedida!!!

Nenhum comentário: